quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como usar o chapéu Panamá


O Chapéu-Panamá
Este é um chapéu de palha clássico que até hoje permanece sendo o chapéu de sol e calor mais na moda. Usado por chefes de estado, estrelas de Hollywood, cantores famosos e outras celebridades, o chapéu-panamá virou um símbolo de elegância, luxo e sofisticação.
Um chapéu-panamá genuíno é, na verdade, feito exclusivamente no Equador. O nome chapéu-panamá provem da época quando foram comercializados durante a construção do Canal no inicio do século passado.
O chapéu-panamá origina da folha da palma toquilla que cresce nas regiões costais do Equador. As palmas são retalhadas para formar fibras de palha, secadas a sol, entrelaçadas a mão e moldadas em o que é considerado o chapéu mais fino do mundo. Os chapéus-Panamá são geralmente de duas variedades, dependendo de seu lugar de origem:

Chapéu-Panamá Montecristi
Esses chapeis são feitos por mestres tecelões na pequena cidade de Montecristis no Ecuador. Palhas muito finas são usadas para obter uma tecelagem afiada e firme que produze o chapéu de palha mais fino do mundo. Cada chapéu demora no mínimo dois meses para terminar.
Chapéu-Panama Cuenca
Os chapeis Cuenca são trançados usando palhas mais grossas que permite terminar um chapéu em dias ou algumas semanas. Esses chapeis são normalmente branqueados ou tingidos bege. Chapeis de qualidade a um preço moderado






O chapéu panamá já não é apenas um artifício para se proteger do sol, é também um acessório de moda ótimo para ser usado no dia a dia. E vale combinar o acessório com peças mais pesadas.
Com a tendência regionalista do verão 2011 apresentada nas passarelas do SPFW Fashion Rio, o acessório de palha é quase que um item tem-que-ter.
E, quando é usado apenas para dar charme à produção, você pode esquecer as regrinhas que dizem, por exemplo, que o chapéu deve ser retirado ao entrar num ambiente fechado. O acessório “faz parte da roupa, é quase um enfeite de cabeça que tem a finalidade de fazer bonitonão precisa ser retirado porque não faz parte de um ritual de proteção”,  diz Gloria Kalil.
A peça pode - e deve - ser usada para ir à praia ou para uma caminhada à beira-mar, mas também é ideal para programas casuais - até em cidades como São Paulo. Usar o panamá com vestidinhos mais fluidos ou com shortinho é um bom jeito de aproveitar o verão com o visual renovado. Em dias mais frescos, também pode ser combinado com uma calça skinny ou um vestido mais sofisticado e blazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário